Pedagogia

A pedagogia da Estrelinha da Atalaia centra-se nos ideais defendidos por Urie Bronfenbrenner, um prestigiado músico e psicólogo, que defende que a creche funciona como o equilíbrio entre cuidados e educação. Todos os dias são diferentes, interessantes, especiais, únicos… a pensar nas crianças fazem-se propostas de atividades desafiantes obtendo aprendizagens significativas e diversificadas. Através de boas práticas incentivamos hábitos de higiene, de saúde, regras e rotinas que são fundamentais para o crescimento… porque “as crianças de hoje são os adultos de amanhã”.
Propomo-nos “criar um espaço educativo no qual as crianças possam encontrar um ambiente calmo, seguro, alegre e com uma relação afetiva entre todos “ _ é ter isso que a equipa educativa trabalha em colaboração com todas as famílias.

Para além do objetivo global acima referido, salientam-se ainda:
- Proporcionar e valorizar a socialização através do respeito por si e pelos outros. Fomentar o gosto pela partilha;
- Promover a autoestima;
- Proporcionar uma aprendizagem diversificada e significativa;
- Valorizar e fomentar o gosto e o respeito pela natureza;
- Crescer com direito às suas diferenças e à individualidade num ambiente de amizade e carinho.

Valorizar o desenvolvimento global e harmonioso da criança, respeitando a individualidade e o ritmo de cada, todas são únicas e especiais. Pretende-se que as crianças façam bons desenvolvimentos, que cresçam bem, façam aprendizagens significativas, mas fundamentalmente queremos ajuda-las a serem felizes! A criança é um ser ativo capaz de fazer as suas aprendizagens através da brincadeira, da exploração de materiais e vivência direta com o mundo que a rodeia sendo sempre auxiliada por uma equipa que promove a sua autonomia, espirito critico e responsabilidade.

O papel dos pais (e familiares próximos) é de extrema importância na vida da creche, neste processo de crescimento somos parceiros que partilhamos objetivos na educação dos seus filhos. É com a colaboração de todos que conseguimos desenvolver um bom trabalho beneficiando o mais importante: as “nossas” crianças.